Blog

A Automação Predial dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


O Brasil faz parte da Agenda Mundial da ONU, a qual foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e não há mais como negar que existe uma necessidade de uma mudança de comportamento por parte dos empreendimentos, que hoje são responsáveis por 40% da emissão de carbono na atmosfera (somando-se a fase de construção e sua operação), o que contribui para o aumento do efeito estufa.  Além desse fato ambiental, também há uma grande responsabilidade pela saúde,  bem-estar e segurança da população que ocupa e visita estes empreendimentos.

A automação predial e a Operação BMS de um edifício são essenciais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Destacaremos alguns exemplos a seguir.

Olhando-se o tema de mudança do clima, a automação predial  cumpre um papel fundamental possibilitando em primeiro lugar a medição dos gastos energéticos do empreendimento (afinal, o que não se mede, não se controla). Em segundo lugar, automatiza os processos para o uso mais eficiente dos recursos energéticos (reprogramação horária, controle por ocupação, reaproveitamento de ar externo, só para citar alguns exemplos) e em terceiro lugar, gera alertas de eventuais problemas em equipamentos e processos prediais que possam impactar em desperdício energético. A Operação BMS tem importante papel em identificar a oportunidade de criação de novos e melhores alertas, além de automações e smart bots complementares a automação local.

Olhando-se o aspecto de saúde e bem-estar, com a automação predial é possível monitorar a qualidade do ar interno, tomando ações caso o nível de CO2 ultrapasse um limite aceitável que influencia no bem-estar dos ocupantes de uma edificação, impactando por exemplo sua concentração e desempenho. O conforto térmico no ambiente é outro fator que deve ser levado em conta, por meio da operação adequada do ar-condicionado, disponibilizando como facilidade e maior agilidade as ferramentas para ajuste pelo próprio ocupante, sempre que possível.

Outro aspecto muito relevante é a garantia da segurança da população, com a implantação de sistemas de detecção e alarme de incêndio, assim como o procedimento de evacuação segura do local. A operação BMS monitora esses sistemas, englobando monitoria de nível de água potável e condições de bombas para combate a incêndio, monitoria do funcionamento da pressurização das escadas de incêndio e da saúde do SDAI (Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio) e de sistemas de supressão.

Por fim, um objetivo importante e que também está relacionado com a questão ambiental, é a disponibilidade e uso racional de água. Nesse aspecto, a operação consegue acompanhar os níveis de reservatórios, condições de bombas de hidráulica para garantir disponibilidade de água para a população daquele empreendimento. Também monitora possíveis vazamentos e extravasão de reservatórios a fim de alertar equipes de manutenção para a correção do incidente o mais rápido possível e assim evitar maiores desperdícios de água, além do gasto de energia (imagine só quanta energia foi gasta para esta água chegar até o consumidor final).

Essas questões guiam a atuação da e-Vertical em propor soluções que ajudam nossos clientes não apenas conquistarem selos como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma das mais importantes certificações sustentáveis no mundo, presente em 167 países, mas também em obter melhores pontuações ESG, perante o GRESB (organização que atua no benchmarking e report ESG de fundos e portfolios de Real Estate), transparecendo aos investidores a real preocupação destes empreendimento nestes temas.

Quer saber mais? Então acesse: www.evertical.com.br/operacao-remota-bms

Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
Dia Mundial da Energia: como o sistema BMS pode tornar seu empreendimento mais sustentável
LEIA MAIS
Como a automação predial pode ser uma grande aliada do seu Data Center
LEIA MAIS
Smart Buildings: quando automação predial e inteligência artificial caminham juntas
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.