Blog

Como a automação predial pode ser uma grande aliada do seu Data Center


Os Data Centers (também conhecidos como Centros de Processamento de Dados) são locais que desempenham um papel muito importante na rotina de uma empresa. Neles encontramos os servidores, banco de dados, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, roteadores e sistemas de rede, essenciais para o funcionamento da área de tecnologia da informação.

Essas áreas devem ser constantemente atualizadas com as novidades do mercado, pois há uma crescente tendência da utilização da tecnologia para que atuem de forma mais eficiente, utilizando melhor os recursos de energia, refrigeração, segurança, em uma operação com menor impacto ambiental.

Como a Operação Remota de BMS pode apoiar seu Data Center?

A equipe de TI já enfrenta uma rotina intensa com vários chamados diários que demandam tempo e atenção, portanto são bem-vindas todas as atividades de controle que auxiliam na preservação da alta disponibilidade do Data Center. Nesse sentido, uma Operação Remota de BMS atua como um braço para a equipe de TI ao garantir que, em um ambiente seguro, os parâmetros de ar-condicionado, umidade, geradores e nobreaks funcionem corretamente. E, em caso de falhas, a operação prontamente se comunicará com o cliente de forma a evitar paradas.

O controle da temperatura dentro de um Data Center é essencial para o bom funcionamento dos equipamentos e além do investimento em um sistema adequado de ar-condicionado, é fundamental uma equipe que saiba gerenciá-lo da maneira correta, controlando temperatura, umidade e qualidade do ar.

A recomendação  da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers ) é que a temperatura ideal na entrada de ar dos equipamentos críticos de TI esteja entre 18° C e 27° C e a falta de monitoramento pode aquecer e queimar os equipamentos, gerando uma parada não programada e prejuízos financeiros para a empresa. Já a umidade do ar precisa estar sempre por volta dos 50%, para que a água não condense dentro dos servidores, nem gere carga eletroestática. As partículas sólidas do ar, como poeira também afetam os Data Centers e podem ocasionar a sua parada e é por esse motivo que o sistema de ar-condicionado possui um sistema de filtragem que garante a pureza do ar.

A preocupação com incêndios também é importante, já que Data Centers contêm equipamentos eletrônicos sensíveis, sujeitos a faíscas, curto-circuitos e mal funcionamento em caso de queda de energia, raios, etc. Um sistema adequado de Detecção e Alarme de Incêndio se faz necessário nesses casos, assim como o seu constante monitoramento por uma equipe especializada.

Todos esses cuidados com a climatização representam 40% a 50% dos custos com consumo de energia e é preciso buscar soluções que garantam a eficiência energética para reduzir os gastos da empresa. A Operação Remota de BMS trabalha para que todos os recursos do Data Center sejam utilizados sem desperdícios, tirando o máximo do seu potencial. 

 

Mais segurança para seu Data Center com a Operação Remota de Segurança

Além dos cuidados com refrigeração, qualidade do ar e consumo de energia, outro ponto crítico dos Data Centers que merece atenção é a segurança. É preciso implantar práticas que mantém esses ambientes protegidos contra roubos, ameaças e acessos não autorizados.

A Operação Remota de Segurança Eletrônica é uma grande aliada na proteção desses locais, com uma equipe que atua 24 horas por dia, 7 dias na semana, apoiada por equipamentos instalados no local, como câmeras de segurança com tecnologia de inteligência artificial e alarmes de intrusão. Com essas ferramentas é possível monitorar o ambiente com mais eficácia e garantir a segurança de equipamentos e informações da empresa.  

Conheça todas as soluções possíveis para o bom funcionamento do seu Data Center no site da e-Vertical: www.evertical.com.br

Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
Dia Mundial da Energia: como o sistema BMS pode tornar seu empreendimento mais sustentável
LEIA MAIS
Smart Buildings: quando automação predial e inteligência artificial caminham juntas
LEIA MAIS
Dia Mundial da Terra: conscientização sobre os processos dos edifícios e seus impactos ambientais
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.