Blog

Dia da Sobrecarga da Terra 2021: como o setor imobiliário pode contribuir na Jornada Carbono Zero


Apesar do ano de 2021 se encerrar no dia 31 de dezembro conforme o calendário habitual, no último dia 29 de julho ele já se encerrou para o planeta Terra. Nessa data, atingimos o Dia da Sobrecarga da Terra, quando a demanda por recursos e serviços ecológicos exigidos pela humanidade ultrapassa o que o planeta consegue regenerar ao longo de todo o ano. A notícia foi anunciada pela Conselheira Susan Aitken, líder da Câmara Municipal de Glasgow, em nome da Global Footprint Network e da Agência Escocesa de Proteção do Ambiente (SEPA).

Os fatores críticos para esse resultado são o aumento da pegada de carbono em 6,6% em comparação ao ano de 2020 e a redução de 0,5% na biocapacidade florestal global devido a um aumento do desmatamento da Amazônia. O Dia da Sobrecarga serve para nos lembrar que estamos à beira de uma emergência climática e ecológica. Para que isso não aconteça, é necessário respeitar o limite dos recursos naturais da Terra e investir cada vez mais em soluções sustentáveis.

Hoje a humanidade consome 1,7 planetas ao ano, ou seja, utiliza mais de 74% dos recursos naturais que a Terra consegue regenerar durante esse período. A partir de 29 de julho de 2021, operamos em um dos maiores défices ecológicos desde 1970, de acordo com as Contas Nacionais de Pegada e Biocapacidade (NFA), com base em dados da ONU.

Por meio de suas infraestruturas e poderes regulatórios, as grandes cidades têm oportunidades significativas para reduzir sua pegada de carbono e proporcionar um futuro mais promissor. Para contribuir nesse cenário, o setor imobiliário e de construção civil deve reduzir sua pegada de carbono, pois esse nicho é um dos maiores responsáveis pela emissão de CO2, que por si só contribui com quase 40% do efeito estufa.

A cada dia os empreendimentos estão revendo suas operações e buscando soluções para diminuir sua pegada de carbono e melhorar seu desempenho energético. Nesse cenário, a automação predial cumpre um papel fundamental, possibilitando em primeiro lugar a medição dos gastos energéticos do empreendimento (afinal, o que não se mede, não se controla). Em segundo lugar, automatiza os processos para o uso mais eficiente dos recursos energéticos (reprogramação horária, controle por ocupação, reaproveitamento de ar externo, só para citar alguns exemplos) e em terceiro lugar, gera alertas de eventuais problemas em equipamentos e processos prediais que possam impactar em desperdício energético.

A e-Vertical tem a consciência de assumir seu papel como empresa parceira na Jornada Carbono Zero, para gerar impacto positivo por meio de nossos produtos e serviços, contribuindo com os diversos segmentos de Real Estate, dentre eles edifícios comerciais, empresas, Data Centers, galpões logísticos, shoppings, hospitais, hotéis, etc. Ao desenharmos nossos projetos, queremos entender não só o impacto que geramos, mas também como podemos traçar metas junto aos contratos para a redução da emissão de CO2, considerado fundamental no combate às mudanças climáticas.

Voltamos nosso olhar para os processos, pois entendemos que neutralizar e reduzir emissões é um dever e uma responsabilidade com o futuro do planeta e das novas gerações. Para conhecer mais nossos produtos e serviços que contribuem para o conforto térmico e acústico, qualidade do ar, disponibilidade de água e bem-estar dos usuários que circulam pelo seu empreendimento, acesse nosso site: www.evertical.com.br

Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
Biometria sem toque: conheça a solução de impressão digital sem contato MorphoWave ™
LEIA MAIS
Entrevista com Flávio Bevilacqua | Operação Remota de Segurança: mais segurança, redução de custos e sinergia com a equipe de vigilância local
LEIA MAIS
Como funciona a proteção de dados pessoais sensíveis no sistema de reconhecimento facial?
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.