Blog

Dia Mundial da Água: como o seu empreendimento pode contribuir para o uso desse recurso de forma eficiente e responsável.


Hoje, dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para colocar em discussão os assuntos relacionados a esse recurso natural, que vem se tornando cada vez mais escasso em nosso planeta. A sobrevivência dos seres vivos depende da existência de água adequada para o consumo, fundamental para que o corpo realize a manutenção da temperatura, o transporte e eliminação de substâncias.

Apesar do planeta possuir um grande volume de água, estima-se que apenas 0,77% dela esteja adequada para o consumo humano. Essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território e, de acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável. Essa desigualdade ocasiona conflitos entre povos e, aliada à falta de saneamento básico, também está associada com o surgimento de uma série de doenças.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da resolução A/RES /64/292 que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Entretanto a realidade ainda é outra e muitas medidas ainda precisam ser tomadas para que esse decreto seja colocado em prática. Uma delas é a eficiência no uso da água, um método que conserva esse recurso natural e evita desperdícios.

Nas cidades, o fortalecimento do uso eficiente da água em edifícios e demais estruturas urbanas é decisivo para que a prefeitura consiga prover os serviços e recursos naturais necessários pela população crescente. Os empreendimentos demandam a implementação de processos mais eficientes em seu consumo de água, considerando o retrofit em suas instalações, pois muitas vezes a readaptação para um menor consumo de energia levará a um menor consumo de água, e vice-versa.

A automação predial é uma excelente ferramenta nesse cenário, garantindo a eficiência energética e a disponibilidade de água potável e de reuso. O processo é feito por meio da instalação de telemetria e monitoramento de reservatórios de água e bombas de hidráulica, além da manutenção dos equipamentos e sistemas envolvidos na monitoria do sistema de água potável (sensores de nível e condição de bombas) e também de quadros elétricos, para obter o máximo desempenho dos mesmos.

O desperdício pode ser evitado por meio da instalação de sensores no percurso da água, que detectam vazamentos e extravasão em reservatórios. Esses indicadores também são monitorados pela Operação Remota de BMS que, em conjunto com o sistema de automação predial instalado, atua na detecção de anormalidades e emite relatórios personalizados para que medidas sejam tomadas no desafio do consumo eficiente de insumos.

Não há dúvidas de que o uso da tecnologia é fundamental para que um empreendimento seja mais econômico e sustentável e essa é uma tendência que chegou para ficar. Para saber mais sobre todos os recursos disponíveis no mercado de automação predial e solicitar um projeto personalizado para seu negócio, entre em contato com a e-Vertical: www.evertical.com.br

Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
Dia Mundial da Energia: como o sistema BMS pode tornar seu empreendimento mais sustentável
LEIA MAIS
Como a automação predial pode ser uma grande aliada do seu Data Center
LEIA MAIS
Smart Buildings: quando automação predial e inteligência artificial caminham juntas
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.