Blog

Dia Mundial da Saúde: como tornar seu empreendimento um lugar saudável para os ocupantes?


No dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, cujo objetivo é a conscientização sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida. A data foi criada em 1950 pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a discussão desse tema representa uma das prioridades da agenda da instituição, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. 

Mas como esse tema está relacionado ao mercado imobiliário? 

A operação de um edifício tem impacto direto na saúde e bem-estar de seus ocupantes. Existem evidências de que um edifício sustentável pode ser mais saudável que um edifício convencional. Há muitas maneiras de um empreendimento se enquadrar nos critérios de greenbuilding e a Operação Remota de BMS pode contribuir muito para que esse objetivo seja alcançado. 

Temperatura x produtividade

Um estudo feito pela Universidade do Sul da Califórnia e pela Universidade Técnica de Berlim mostrou o impacto que a temperatura tem na produtividade de homens e mulheres no ambiente de trabalho. Cientistas afirmam que homens possuem melhor desempenho em temperaturas mais frias, enquanto mulheres produzem mais em ambientes mais quentes. Porém, em um edifício comercial que possui refrigeração central, o ideal é que a temperatura se mantenha confortável para todos, em torno de 23°C. O controle nos ambientes pode ser feito tranquilamente pela Operação Remota de BMS, garantindo o bem-estar e a produtividade de seus ocupantes.

Cuidados com a qualidade do ar nos ambientes

O uso de tecnologias para o monitoramento e tratamento do ar garante uma maior segurança microbiológica aos usuários do edifício, sem aumentar os custos com energia. Muitos empreendimentos  possuem fachadas de vidro e refrigeração central, sem janelas que possam ser abertas. Dessa forma, seus ocupantes estão sujeitos à contaminação respiratória por vírus e bactérias, que podem ficar até três horas suspensas no ar, misturadas a partículas de poeira e o problema é agravado quando há aglomeração de pessoas nos ambientes. O ar-condicionado em si não propaga microrganismos, mas sua manutenção deve estar sempre em dia, pois o acúmulo de resíduos pode agravar o problema. 

Outro erro é não respeitar as normas vigentes sobre temperatura e umidade relativa adequadas. Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado sem um plano de manutenção, operação e controle (PMOC) adequado pode contribuir para a propagação de doenças em ambientes fechados. 

Regulamentado pelo Ministério da Saúde, por meio de uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o PMOC tem parâmetros para a qualidade do ar interno (QAI), apresentando níveis máximos de concentração dos poluentes atmosféricos mais conhecidos, entre eles o índice de gás carbônico e quantidade de fungos. 

A Operação Remota de BMS é uma excelente aliada no monitoramento dos indicadores ambientais como PM (Material Particulado), VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), CO2 e CO, através de sensores nos ambientes, possibilitando o acompanhamento e a geração de alertas sobre sua concentração, garantindo que o ar seja de qualidade para todos os usuários de um edifício.

Quer saber como tornar seu empreendimento mais saudável? Acesse o site da e-Vertical e conheça nossas soluções de BMS: www.evertical.com.br/servicos/detalhes/operacao-remota-de-bms


Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
04 recursos do sistema de reconhecimento facial no controle de acesso
LEIA MAIS
04 Dicas para reduzir custos em seu empreendimento
LEIA MAIS
Operação Remota de BMS e-Vertical: automação que ultrapassa fronteiras
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.