Blog

Em tempos de crise, devo economizar com a manutenção preventiva? Veja quais são os riscos dessa opção.


Com o distanciamento social causado pelo novo coronavírus, a maior parte dos edifícios comerciais está passando por um período de baixo fluxo de usuários, por conta do regime de home office adotado por algumas empresas. A situação é temporária, porém os condomínios precisam ficar atentos, pois um empreendimento vazio continua com as mesmas demandas de manutenções preventivas rotineiras.

Então elas devem continuar sendo feitas mesmo com o prédio vazio? A resposta é SIM! Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia detectou que mais de 60% dos acidentes ocorridos em edifícios com mais de dez anos estão relacionados à deficiência ou inexistência de manutenção. Isso comprova a importância do monitoramento periódico nas edificações, mesmo com um baixo fluxo de pessoas circulando pelo local. Sem esses cuidados, o tempo médio de vida útil dos equipamentos diminui e os empreendimentos terão que dispor de um maior investimento em retrofit.

Todas as partes da edificação devem ser analisadas com base em leis, normas e preceitos técnicos. Tomando como exemplo a legislação de detecção e alarme de incêndios: os curtos em rede elétrica estão entre os principais causadores de incêndios e, com um prédio sem manutenção, esse risco aumenta pois não há profissionais treinados para identificar o início do sinistro. No Brasil, cada estado possui um decreto que institui o regulamento contra incêndio em edificações e, no caso de São Paulo, é o Decreto Estadual n° 63.911/2018. Em linhas gerais ele estabelece as definições, aplicações e responsabilidade para sistemas de segurança contra incêndio.

Já a Instrução Técnica – CBMSP n° 19/2018 estabelece os requisitos mínimos necessários para o dimensionamento dos sistemas de detecção e alarme de incêndio na segurança e proteção de uma edificação. Por fim, temos a ABNT 17240:2010 que especifica requisitos para projetos, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas manuais e automáticos de detecção e alarme de incêndios em e ao redor das edificações. Essas normas devem ser seguidas à risca pelos edifícios, que estão sujeitos a punições pelo seu descumprimento, estejam eles vazios ou operando em sua total capacidade.

As manutenções no geral possuem finalidades específicas que garantem a qualidade, a segurança dos usuários do empreendimento, a maior vida útil dos equipamentos e devem ser seguidas com rigor. Durante a pandemia, essas atividades foram classificadas como essenciais para a comunidade, afinal, a água precisa ser potável, o prédio precisa estar prevenido contra um possível acidente elétrico, as caixas de gordura devem estar limpas e a dedetização deve estar em dia.

A equipe de engenheiros e técnicos da e-Vertical é capacitada para obter o mais alto grau de confiabilidade e eficiência das instalações. Por meio dos serviços de gestão, planejamento, operação e manutenção, garantimos a disponibilidade dos sistemas elétricos, mecânicos, hidráulicos, ar condicionado e utilidades. Todos os serviços são realizados de acordo com as normas vigentes, dentro dos padrões de segurança e acompanhados por meio de relatórios periódicos com as informações operacionais.

Nosso time também possui certificações e capacitação para manter os sistemas, recebendo treinamento e reciclagem periódicas e nossos plantonistas estão à disposição dos nossos clientes 24 horas por dia, para realizar as manutenções corretivas em situações emergenciais.

Quer saber mais sobre como manter as funcionalidades do seu empreendimento em dia? Acesse nosso site e confira todas as possibilidades: www.evertical.com.br

Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
04 Dicas para reduzir custos em seu empreendimento
LEIA MAIS
Prevenção contra incêndios: proteção patrimonial e segurança às vidas
LEIA MAIS
Retrofit e eficiência energética: quais os impactos para o seu empreendimento?
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.