Blog

Smart Buildings: quando automação predial e inteligência artificial caminham juntas


Grande parte das pessoas que trabalham em centros urbanos passam de 8 a 10 horas do seu dia dentro de edifícios comerciais e é grande a preocupação dessas construções em levar segurança, conforto e saúde aos seus usuários, além de economia e sustentabilidade ao condomínio. Isso é possível por meio de soluções integradas que hoje constituem os smart buildings ou edifícios inteligentes, empreendimentos que estão em permanente aprimoramento de seus processos, incorporando sensores, sistemas e interfaces que interagem entre si por meio de IoT (Internet of Things).

O que diferencia um edifício inteligente dos demais? A resposta é simples: o uso de alta tecnologia que otimiza a performance da construção e aprimora a experiência dos ocupantes com o espaço. As soluções integradas de automação predial oferecem economia, conforto e segurança para seus usuários, mas ela por si só não faz com que um edifício seja classificado como inteligente. É necessária a aplicação da automação em conjunto com a inteligência artificial para interligar os diversos sistemas e efetuar a troca de informações e, consequentemente, aprimorar a tomada de decisões sobre os processos.

Automação predial e inteligência artificial

A automação predial realmente acontece quando os processos repetitivos realizados pela equipe local são feitos de maneira automática e previamente definida. Com isso, normalmente os empreendimentos têm uma maior disponibilidade, menor incidência de falhas e tornam-se mais eficientes. Para obter esses resultados é necessária a instalação correta de um bom sistema de automação e uma operação adequada no dia a dia.

A tecnologia vem avançando e podemos apontar casos de inteligência artificial também no nosso negócio, ou seja, quando uma decisão é tomada a partir de um sistema computacional. Por exemplo, quando uma pessoa com capacete entra em um empreendimento, a máquina, por meio de imagem, identifica um padrão e gera um alerta para que o operador atue.

Os edifícios inteligentes dependem tanto da automação predial quanto da inteligência artificial para agilizar soluções durante seus processos pois as duas tecnologias em conjunto detectam condições irregulares e providenciam medidas de correção, ao mesmo tempo em que informam o ocorrido aos gestores responsáveis pelo empreendimento.

Por meio de dispositivos IoT, conectividade e uma plataforma robusta, é possível controlar e monitorar remotamente diversos sistemas de um empreendimento, como ventilação, ar-condicionado, sistemas de iluminação e segurança e a personalização é feita de acordo com as necessidades e o orçamento do cliente.

Por dentro das tendências 

Esse já é um caminho sem volta: as empresas estão cada vez mais buscando edifícios comerciais inteligentes para ocuparem, em busca de ambientes que se mostrem saudáveis (com controle e monitoramento da qualidade do ar interno), sustentáveis, econômicos, seguros e confortáveis. Na era atual, dados são muito valiosos e os edifícios inteligentes são capazes de gerar relatórios sobre seus próprios processos. As informações coletadas ajudam os gestores das empresas ocupantes e dos empreendimentos nas tomadas de decisões. 

 

Há 19 anos no mercado de automação predial, a e-Vertical vem apoiando os mais importantes edifícios comerciais em seus processos, com soluções que reduzem o consumo de energia, levantam dados de forma precisa, promovem economias significativas e tornam os ocupantes desses locais mais produtivos. Para conhecer todas as nossas soluções em automação predial, acesse nosso site: www.evertical.com.br 

Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
04 recursos do sistema de reconhecimento facial no controle de acesso
LEIA MAIS
04 Dicas para reduzir custos em seu empreendimento
LEIA MAIS
Operação Remota de BMS e-Vertical: automação que ultrapassa fronteiras
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.