Blog

A LGPD entra em vigor nessa sexta-feira, dia 18/09/2020. Você está preparado?


Após a sanção do Presidente Jair Bolsonaro, a Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor nessa sexta-feira, 18/09/2020. A publicação no Diário Oficial da União legitima a série de medidas para proteger os dados e a privacidade do cidadão. Dessa forma, qualquer instituição que detém dados deverá adotar medidas para estar em conformidade com a nova lei.

A partir de hoje, 18 de setembro de 2020, pelas novas regras, empresas e condomínios deverão ter autorização de seus clientes e usuários para usar suas informações. São considerados dados pessoais: nome, CPF, RG, endereço, e-mail, idade, estado civil e situação patrimonial, por exemplo. A LGPD determina que o uso desses dados exija o consentimento do titular, que deve ter acesso às informações mantidas pelas organizações.

A LGPD aparece para unificar as regras sobre o tratamento de dados pessoais, facilitando a fiscalização contra abusos em sua utilização.  A data marcada para o início da aplicação das sanções previstas na lei para as empresas e condomínios que desrespeitarem as regras, que vão desde uma advertência até a aplicação de uma multa de R$ 50 milhões, continua a mesma do texto original: 1° de agosto de 2021.

Mesmo com esse prazo para que as sanções sejam colocadas em prática, empresas, edifícios comerciais, condomínios, galpões logísticos, instituições de ensino, e outros segmentos já estão sujeitos a punições casos seus usuários identifiquem que, de alguma forma, seus dados foram utilizados para outros fins sem a sua autorização. Para se adequar a essas novas exigências, a e-Vertical recomenda o uso de controle de acesso digital.

O processo que antes era analógico, passa a ser totalmente digital, onde anfitrião cria seus eventos por meio de aplicativo ou website e visitantes aceitam convites por meio de link recebido por e-mail, WhatsApp e outras plataformas. No momento da entrada desse convidado no edifício ou na empresa, não é mais necessário um cadastro na recepção. Basta acessar o link e dar o aceite nos termos de uso, que já estão totalmente de acordo com as novas normas da LGPD. Assim, um QR Code é gerado na tela do smartphone, dando acesso aos bloqueios do local.

Os melhores fornecedores de controle de acesso digital utilizam criptografia na comunicação e os critérios de validação de senha podem ser customizados, garantindo o mais alto grau de segurança para usuários, empresas e condomínios. Além disso, eles sãoprojetados para garantir a integração com outros sistemas como single sing on, softwares ERP, bancos de dados e sistemas de elevadores, entre outros.


Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
Retrofit das catracas e controle de acesso digital: mais conforto e segurança para seu empreendimento
LEIA MAIS
04 Dicas para reduzir custos em seu empreendimento
LEIA MAIS
Galpões Logísticos: é hora de mudar os processos, garantir segurança e reduzir os riscos
LEIA MAIS

2025 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.