Apesar da epidemia de COVID-19 no Brasil
ainda não estar controlada, muitos estabelecimentos já estão retomando suas
atividades econômicas e todo cuidado é pouco quando falamos no combate ao novo
coronavírus, principalmente em ambientes com circulação diária de pessoas. Ao
fazer um recorte no cenário atual de edifícios comerciais, empreendimentos e
condomínios, encontramos um ambiente propício ao contágio, a começar por um
local muito visitado: as recepções.
O padrão atual pode ser considerado uma
área crítica, inicialmente pela necessária interação com uma recepcionista.
Apesar de todas as recomendações da OMS sobre o uso de máscara e a prática do
distanciamento social para que o contato com gotículas de saliva seja evitado,
ainda assim existe o risco de contágio, até mesmo pela própria respiração em
ambientes fechados, com baixa circulação de ar, máscaras úmidas e trocadas de
maneira incorreta, toques no rosto, etc.
As recepções também são pontos de
aglomerações de pessoas, principalmente nos horários de entrada, almoço e
saída. A lentidão no processo de cadastro promove a formação de filas,
favorecendo a disseminação do vírus. Após se identificar e oferecer seus dados
pessoais, o visitante geralmente recebe um cartão de acesso para utilizar nos
bloqueios do prédio. Esse é outro vetor de contágio, pois trata-se de um objeto
manuseado por várias pessoas ao longo do dia, que encosta em muitas superfícies
durante a visita e precisa ser constantemente higienizado.
Para combatermos a disseminação do novo
coronavírus, algumas práticas precisam ser aplicadas na recepção, como o
distanciamento social de, no mínimo, um metro e meio entre as pessoas na fila,
a higienização dos cartões de acesso com álcool em gel a cada manuseio e até
mesmo a proteção do balcão da recepção, com a instalação de protetores de
acrílico que isolem a recepcionista dos visitantes, por exemplo. Todavia, o
cenário ideal e mais seguro seria evitar ao máximo o contato com esses locais.
Se todo esse processo fosse automatizado, o
risco de contágio seria menor, não é mesmo? Agora isso é possível com o sistema
de controle de acesso digital, que utiliza a tecnologia na prevenção da
COVID-19. Por um processo totalmente digital, os visitantes realizam seu
web check-in por um convite enviado diretamente no seu smartphone, sem a
necessidade de enfrentar recepções, filas, burocracias e cartões. Após
concordar com os termos de uso e privacidade e realizar um rápido cadastro, um
QR Code é gerado diretamente na tela do celular, dando acesso aos bloqueios do
prédio, de acordo com as permissões dadas pelo anfitrião.
Quer saber como
tornar seu empreendimento “touchless”? Acesse: www.evertical.com.br/produtos/detalhes/touchless
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol
VER TODOS2024 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.