Blog

O que é ESG? Como essa sigla está relacionada ao seu empreendimento?


A cada ano que passa, o meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais importante e deixá-lo equilibrado de forma a manter a qualidade de vida das pessoas virou um desafio. Os impactos gerados pela atividade humana já são amplamente divulgados e, cada vez mais, as organizações (sejam elas empresariais, governamentais ou mesmo sociais) mobilizam-se para tornar o ambiente mais sustentável. Nessa linha, a ONU consolidou os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e questões que antes eram subjetivas ganharam metas quantitativas a serem buscadas e atingidas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também trouxeram mudanças significativas para o mundo dos investimentos: a preocupação com o meio ambiente fez com que informações sobre práticas ambientais, sociais e de governança das empresas se tornem cada vez mais relevantes. O termo ESG (Environmental, Social and Governance) sintetiza critérios de conduta das empresas em áreas em que cada vez mais investidores estão levando em consideração: ambiental, social e de governança.

Alguns comportamentos que existiam antes agora não são mais aceitos e as empresas precisam mostrar cada vez mais o seu papel ambiental. Assim, o ESG foi criado como uma métrica para avaliar seu desempenho nesse novo cenário. Algumas companhias e fundos já estão posicionados ou se movimentando para definir seus critérios e apresentá-los como diferenciais no mercado. Para os investidores, a transparência que esses dados trazem quando adicionados ao conjunto de referências geram mais segurança na tomada de decisão e a garantia de que o investimento feito será sustentável a longo prazo.

Para contribuir nesse cenário, o setor imobiliário e de construção civil deve reduzir sua pegada de carbono, pois esse nicho é um dos maiores responsáveis pela emissão de CO2. A pegada de carbono de um edifício é medida em kg CO2eq, isto é, a quantidade expressa em quilo equivalente de gás carbônico dos principais gases de efeito estufa (metano, óxido nitroso, etc.), incluindo o CO2, que por si só contribui com quase 40% do efeito estufa. A aplicação, a partir de 01/01/2021 do novo regulamento ambiental RE2020 destinado a reduzir o impacto de carbono dos edifícios novos e a seguir melhorando seu desempenho energético irá transformar significativamente a situação.

Depois dos critérios de custo, prazo e qualidade, a preservação do meio ambiente já se tornou uma nova e inevitável obrigação entre os edifícios, que deve ser antecipada o mais rápido possível, a fim de reduzir suas pegadas de carbono e, consequentemente se tornar mais atrativo para investidores. Passamos de um regulamento até agora limitado principalmente ao consumo de energia para uma regulamentação ambiental abrangendo tanto os equipamentos integrados no empreendimento e o impacto da própria obra como o consumo de água e energia do edifício durante uma vida útil teórica de 50 anos.

A e-Vertical tem a consciência de assumir seu papel como empresa parceira na Jornada Carbono Zero, para gerar impacto positivo por meio de nossos produtos e serviços, contribuindo com os diversos segmentos de Real Estate, dentre eles edifícios comerciais, empresas, Data Centers, galpões logísticos, shoppings, hospitais, hotéis, etc. Ao desenharmos nossos projetos, queremos entender não só o impacto que geramos, mas também como podemos traçar metas junto aos contratos para a redução da emissão de CO2, considerado fundamental no combate às mudanças climáticas.

Voltamos nosso olhar para os processos, pois entendemos que neutralizar e reduzir emissões é um dever e uma responsabilidade com o futuro do planeta e das novas gerações. Para conhecer mais nossos produtos e serviços que contribuem para o conforto térmico e acústico, qualidade do ar, disponibilidade de água e bem estar dos usuários que circulam pelo seu empreendimento, acesse nosso site: www.evertical.com.br

Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
Dia da Sobrecarga da Terra 2021: como o setor imobiliário pode contribuir na Jornada Carbono Zero
LEIA MAIS
Novo Plano de Ação Climática do Município de São Paulo | Seu empreendimento adequado com o uso da automação predial
LEIA MAIS
Smart Buildings: quando automação predial e inteligência artificial caminham juntas
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.