Blog

Sistema de Monitoramento de Temperatura Corporal: proteja as pessoas que circulam pelo seu empreendimento


A pandemia do novo coronavírus continua e, ao que tudo indica, mesmo com as medidas de isolamento social e higienização, ainda não conseguiu ser 100% contida nos primeiros países em que o vírus se manifestou. O comércio está sendo reaberto gradativamente

A pandemia do novo coronavírus continua e, ao que tudo indica, mesmo com as medidas de isolamento social e higienização, ainda não conseguiu ser 100% contida nos primeiros países em que o vírus se manifestou. O comércio está sendo reaberto gradativamente nesses locais, mas ainda assim com muito cuidado e extremo monitoramento da população, para evitar que uma nova onda de contágios aconteça. Comparada às outras nações, a situação do Brasil não é a das melhores. Estamos em segundo lugar em números de casos no planeta e a quantidade de infectados cresce a cada dia, não chegando ainda ao pico da curva de contágio.

Quando falamos sobre contenção e monitoramento em massa, a tecnologia é uma grande aliada, junto com as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Pesquisadores chineses desenvolveram um sistema abrangente para a medição de temperatura corporal sem contato, facilitando o trabalho de controle dos sintomas causados pela COVID-19. O principal deles é a febre acima dos 38°C.

As primeiras formas de medição de temperatura de indivíduos em locais públicos eram feitas de forma manual, onde um responsável testava pessoa por pessoa, com um termômetro digital infravermelho. Além desse método causar lentidão na medição, fato que promove filas e aglomerações, o profissional dedicado é exposto ao vírus, colocando em risco sua saúde e a de sua família.

Pensando em melhorias desse processo, o método evoluiu e hoje é composto por uma câmera termográfica e algoritmos que escaneiam o rosto e medem a temperatura de forma automatizada. Ao detectar que a pessoa está com febre, a tecnologia de inteligência artificial emite um alerta e a pessoa identificada deve ser isolada das demais que circulam naquele ambiente, evitando assim a disseminação do vírus. Tudo isso leva apenas alguns segundos, com margem de erro da leitura da temperatura entre 0,3 e 0,5 graus Celsius.

Para a montagem do circuito, temos a câmera térmica portátil, utilizada em inspeções e patrulhas, que atende grupos de até 60 pessoas por minuto, com um alcance de 1,5 a 3 metros de distância. Já o termômetro por imagem é permanente, podendo também detectar o uso de máscaras e é utilizado em triagens feitas em ambientes amplos, entradas de grandes edifícios com maior volume de usuários, terminais de acesso em shoppings, aeroportos, escolas, etc. Ele atende multidões de até 30 pessoas simultaneamente, em uma distância de 2 a 8 metros e velocidade real-time.

O tablet pode ser utilizado para triagem em portas de acesso social, docas de serviços, portarias de prédios residenciais e comerciais com baixo fluxo de pessoas, ou seja, recomendado para áreas internas ou áreas com baixa variação de temperatura externa. E ainda conta com uma funcionalidade a mais: consegue detectar a utilização de máscaras obrigatórias. Porém não é recomendado para halls muito grandes, como no caso da entrada de edifícios corporativos classificados como AAA, por exemplo.

As ferramentas do sistema possuem diversas vantagens em relação à medição feita de forma manual, proporcionando mais segurança aos usuários, rapidez e precisão no processo. Saiba mais sobre essa e outras soluções tecnológicas para o combate à COVID-19. Acesse nosso site e converse diretamente com um de nossos consultores para entender a melhor solução para o seu negócio.

Artigos relacionados

Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse consequat vel illumdol

VER TODOS
Desafios da pandemia: a e-Vertical apresenta tendências touchless em tempo recorde para o mercado de automação predial
LEIA MAIS
Edifício e-Tower passa a ter controle de acesso digital com o Key Access
LEIA MAIS
Edifício Parque da Cidade adere ao Sistema de Monitoramento de Temperatura Corporal para a prevenção do novo coronavírus
LEIA MAIS

2021 © e-Vertical Todos os Direitos Reservados.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.